Como Tirar 2ª Segunda Via do CPF – Roubo, Perda

CPF, antigo CIC, é um documento que possui numeração única e que não é alterada nem mesmo na emissão da segunda via do CPF. O documento CPF é destinado a pessoas físicas e é emitido pela Receita Federal. Em caso de roubo ou perda do documento, o ideal é que se registre uma ocorrência de perda em qualquer delegacia, para ter um documento comprobatório de que perdeu seus documentos. Para solicitar a segunda via do CPF, o contribuinte deve procurar uma agência do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios. A taxa para solicitar a segunda via do CPF é de R$ 5,50 e deverá ter os seguintes documentos:

RG – original – 1ª via.
Título de eleitor – original – 1ª via, ou pode ser o Protocolo de inscrição, ou qualquer documento fornecido pelo TRE que comprove o alistamento eleitoral e no qual conste o número de inscrição, no caso da pessoa estar obrigada ao alistamento.
Procuração – Somente no caso do solicitante do serviço ser o representante legal do interessado. Este documento deve ter firma reconhecida em cartório.

Comprovante de endereço original do interessado. O comprovante de endereço pode ser conta de luz, conta de água, conta de telefone, conta bancária, etc. É necessário para que a segunda via do documento seja enviada pelos Correios ao endereço correto.

O documento será entregue pelos correios no endereço informado pelo interessado, entretanto, será necessário uma pessoa para receber a correspondência e assinar o recebimento com o carteiro. Se houver três tentativas de entrega sem sucesso, os correios expedirão um “aviso de entrega“ ao endereço do interessado avisando para qual agência o cartão foi enviado. O interessado terá o prazo de 15 dias para retirá-lo. Se após esse prazo o interessado não for buscar, o documento será devolvido à Receita Federal.

Se você precisar usar seu CPF e o novo não tiver chegado, há ainda uma opção: no site da Receita Federal você pode imprimir um comprovante provisório para usar até seu CPF ficar pronto. O endereço é

www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/cpf/ConsultaPublica.asp . Se você perdeu apenas o cartão do CPF, mas possui o número impresso na sua carteira de identidade, não é obrigatório fazer uma segunda via do cartão.



Artigos Relacionados:

  1. Como tirar cravos do Nariz
  2. Casamento no Civil – Como funciona? Preços,Documentos
  3. Casamento gratuito no civil – Como funciona?

Dicas sobre "Como Tirar 2ª Segunda Via do CPF – Roubo, Perda em seu email"

Digite seu email:

Deixe um Comentário

© 2011 Dicas Grátis – Variedades e Notícias. Todos os direitos reservados - Política de Privacidade.
Site desenvolvido por Capital Matrix