PERFECCIONISMO X TRABALHO
Quem sonha em ser perfeito em cada pequeno detalhe acaba se decepcionando muito. E no trabalho não é diferente. O perfeccionismo não pode ser encarado como uma meta a ser alcançada. O trabalho bem feito nem sempre é perfeito, e é isso que as pessoas devem ter consciência na hora de desempenhar as suas funções dentro da empresa. Também para não cobrar de seus empregados resultados irreais ou impossíveis.
Quando as expectativas não combinam com a realidade a tendência é que o ser humano acabe se culpando pelo mal desempenho e podendo até a ficar em depressão. Por isso, o perfeccionismo deve ser evitado, principalmente no ambiente de trabalho. Para evitar que essa busca constante pelo perfeito atrapalhe no dia a dia, separamos algumas dicas.
COMO EVITAR O PERFECCIONISMO
Não julgue antes do tempo. O julgamento precoce de ideias e projetos pode acabar vetando ótimos trabalhos para empresa. Por isso evite analisar cada possível falha que pode acorrer durante o processo e tente se focar no resultado final. Essa medida oferece menos chances de desistência, garantindo mais sucesso ao trabalho.
Pense no caminho e não só no destino final. O ideal é encontrar paixão nas coisas que se realiza. Quando se está planejando algo novo é necessário que o caminho para chegar no destino também seja prazeroso.
Evite comparações. Um grande problema dos perfeccionistas é a mania de se comparar com pessoas que eles julgam perfeitas. É muito importante fugir dessa idealização mágica e perceber as reais limitações de cada. Saiba que cada situação é de uma maneira e as comparações são desnecessárias.