Renovação Financiamento Estudantil

fiesQuem tem o sonho de cursar uma faculdade, mas por diversas razões não tem como pagar o curso inteiro enquanto estuda, pode recorrer a programas de financiamento estudantil. O mais conhecido deles é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), criado pelo Ministério da Educação.

 

Alunos matriculados em cursos de graduação podem recorrer ao benefício, desde que tenham uma avaliação positiva no processo seletivo da faculdade e daquele conduzido pelo Ministério da Educação.

 

Após começar a usufruir do programa, o estudante poderá cursar sua faculdade e só pagar taxas baixas trimestralmente e quitar o valor total somente após a conclusão de seu curso. O financiamento concedido por recursos do FIES tem uma taxa de juros de 6,5% ao ano.

 

Inscrições FIES

 

Se você deseja se inscrever no FIES pode fazê-lo em qualquer período do ano, não precisa esperar uma determinada data. O processo pode ser realizado pela internet, através do Sistema Informatizado do FIES.

 

Confira o passo a passo para fazer as inscrições FIES:

 

  • Entre no site SisFIES e informe os dados solicitados: CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido. Após isso cadastre uma senha para utilizar sempre que precisar entrar no sistema.

 

  • Você receberá um e-mail para fazer a validação de seu cadastro.

 

  • Depois disso, você poderá acessar o site do FIES Seleção para fazer sua inscrição, informando seus dados pessoais, de sua faculdade e de seu curso.

 

  • Você receberá uma confirmação de pré-seleção. A partir daí você precisará entrar no sistema para efetivar sua inscrição até no máximo 5 dias de receber a aprovação.

 

  • Concluindo sua inscrição, você precisará validar essas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Isso será feito em sua instituição de ensino em até 10 dias após concluir a inscrição.

 

  • Após a validação das informações pela CPSA, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES dentro de 10 dias para formalizar a contratação do programa.
  • Ao fazer sua inscrição você deve escolher a instituição bancária que irá utilizar para os pagamentos, sendo Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

 

Quem pode recorrer ao FIES

 

Quem se inscrever em um pré-vestibular, for aprovado e fazer a matricular em um curso regular de Ensino Superior presencial em qualquer estado do território brasileiro pode recorrer ao Fies inscrição.

 

Contudo, a instituição de ensino escolhida pelo aluno deve ser reconhecida pelo MEC, e terão prioridade aquelas que apresentam cursos com notas entre 4 e 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Uma regra do Ministério da Educação estipula também que as pessoas formadas no ensino médio do ano de 2010 em diante precisam ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, a nota desta avaliação deve alcançar pelo menos 450 pontos na média e a redação ter uma nota maior que zero.

Já os estudantes que se formaram em 2009 ou em anos anteriores não precisam realizar a prova do ENEM para recorrer ao FIES.

Após se inscrever, o programa levará em consideração alguns critérios como: a localidade onde o estudante reside e o perfil socioeconômico dele e da família, que deve ter, no máximo, renda per capita de 2,5 salários mínimos.

 

Pagamento FIES

 

As condições de pagamento através do FIES foram modificadas nos contratos firmados a partir do 2º semestre de 2015. Elas são da seguinte forma:

 

Durante o curso, o estudante deve pagar o valor máximo de R$150 a cada três meses. Esse valor se refere ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento do FIES.

 

Depois de concluir o curso haverá uma fase de carência. O aluno terá 18 meses para recompor seu orçamento, ou seja, se estabilizar financeiramente. Sendo assim ele ainda pagará também o valor máximo de R$150 trimestralmente.

 

Após o período de carência, o estudante poderá parcelar o saldo devedor em até três vezes o período de seu curso que foi financiado. Por exemplo: você financiou seu curso inteiro de 4 anos, após a carência seu saldo devedor poderá ser parcelado em até 12 anos (3 vezes 4 anos para quitar).

 

Aditamento do FIES

 

Depois de ser aceito no programa, o estudante deverá fazer o aditamento FIES semestral (a cada seis meses), que é a mesma coisa que renovação do benefício.

Mas como fazer o aditamento do FIES? Ele também poderá ser realizado através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), o mesmo que você utilizou para fazer sua inscrição.

 

Quem solicitará a renovação de seu contrato será a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas você é quem deve fazer a confirmação dos dados no sistema SisFIES dentro de vinte dias corridos. No ato, verifique se seus dados estão corretos, assim como os de seu curso e os valores da semestralidade.

 

Fazendo isso você ficará sabendo se seu aditamento é simplificado ou não simplificado. Veja só como proceder nos dois casos:

 

Aditamento do FIES simplificado: Compareça à CPSA e retire uma via do Documento de Regularidade de Matricula (DRM). Ela deve estar assinada pelo presidente ou vice-presidente da Comissão.

 

Aditamento do FIES NÃO simplificado: Também deve comparecer à CPSA para retirar a via da DRM assinada e se dirigir ao Agente Financeiro. A formalização de seu aditamento deverá ser feita em até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil depois da data da confirmação da solicitação de aditamento do FIES.

 

Depois de ser confirmada a regularização junto ao Agente Financeiro, você terá que entregar uma cópia do Termo Aditivo na CPSA para conseguir finalizar o processo.

 

Documentos Aditamento FIES

 

  • Documento de identificação original.
  • Comprovante de residência atualizado original e cópia.
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge original e cópia.
  • Termo de concessão ou termo mais recente de atualização da bolsa do Prouni, se for o caso.


Artigos Relacionados:

  1. Como financiar uma Moto? Simular Financiamento
  2. Participar Loucura de Amor – Domingo Legal,SBT
  3. Cursos de Francês grátis Online na Internet
  4. Inscrição do BBB 13 – Se inscreva nas seletivas regionais!
  5. Participar – Corrida do GUGU – SBT, Inscrição

Dicas sobre "Renovação Financiamento Estudantil em seu email"

Digite seu email:
Tags: vestidos e sandálias para formatura,etina cadeira para jardim,roupas para formatura pela manha,Tema de festa de crianca para um aninho de menino,Decoracoes pra festa infantil

Deixe um Comentário

© 2016 Dicas Grátis – Variedades e Notícias. Todos os direitos reservados - Política de Privacidade.
Site desenvolvido por Capital Matrix