Sopro no coração ou sopro cardíaco

O Sopro no coração ou sopro cardíaco ou sopro cardíaco, só detectado através de exames

Normalmente, o sangue do coração flui de modo contínuo e em uma única direção sem produzir barulho algum . Quando há alguma interferência nesse fluxo é possível escutar um som que é a turbulência do sangue dentro do coração. Quando há algum problemas nas válvulas cardíacas surge o sopro.

Esse tipo de problema pode surgir em crianças, tem o nome de sopro funcional ou fisiológico, ou sopro inocente . Cerca de 40%, 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal.

Já nos adultos os sopros surgem com complicações de cardiopatias provocadas pela febre reumática ocorrida na infância. A doença que também pode afetar o sistema nervoso central e o sistema osteoarticular.
O sopro fisiológico não tem uma causa precisa para o seu aparecimento. Já o sopros patológicos podem ser congênitos ou adquiridos. Podem ser provocados por alterações nas valvas, ou seja, por pequenos orifícios no septo que separa o lado direito do lado esquerdo do coração. Ou até mesmo, por comunicação entre a aorta e a artéria pulmonar. Outra possível causa é a febre reumática provocada por reação imunológica do organismo contra antígenos ou componentes do estreptococo, uma bactéria que, em geral, infecta a garganta.
Dificilmente esta doença apresenta algum sintoma pois os casos de desmaios são raros. Somente através de exame físico médico, através do estetoscópio que é possível ouvir algo.
Não existe um tratamento, na maioria dos casos de cardiopatias congênitas, o tratamento é cirúrgico. Ele só não é indicado quando o defeito é leve e sem repercussão maior para o coração. As crianças com sopro fisiológico têm coração absolutamente normal e são liberadas para levar a vida normal.
As mães devem saber que o sopro fisiológico desaparece espontaneamente, por isso nada de se apavorar! Muita atenção, não descuide um minuto!



Artigos Relacionados:

  1. Dicas de Presentes para Crianças

Dicas sobre "Sopro no coração ou sopro cardíaco em seu email"

Digite seu email:
Tags: sopro no coração,sopro no coração em adultos

Deixe um Comentário

© 2012 Dicas Grátis – Variedades e Notícias. Todos os direitos reservados - Política de Privacidade.
Site desenvolvido por Capital Matrix